2 Comments

Esse tema é uma problemática que vem crescendo com o tempo, e confesso que a princípio, achei uma grande besteira, mas quanto mais vias os argumentos e acompanhava todo esse desenrolar, fui desenvolvendo uma maior consciência, e isso alterou muitos meus gostos literários ( logo eu, que pensei que havia chegado a minha zona de conforto e não iria sofrer maiores mudanças, que irônia).

Atualmente, acho que de fato é desnecessário, em muitas e muitas obras, usam esse gancho da violência para justificar coisas que ao meu ver não precisaria de justificativa, um exemplo que vejo em muitos livros que me fizeram dropar após essa nova visão: A personagem feminina só é forte por ter passado por algum tipo de violência, ou o personagem masculino só é forte por ter visto alguma figura feminina na vida dele passar por tal coisa .. porque eles não podem ser fortes por eles ? Sua personalidade, garra, vontade em conquistar aquilo, tantas justificativas ...

Creio que, a violência foi muito utilizada por escritores por preguiça e comodismo ( porque mudar, se é algo que tem dado certo para tantos outros ?) , mas atualmente vejo cada vez mais obras que não precisam utilizar esse livro para terem protagonistas fortes e plots incríveis . Acho que se devidamente embasado, com responsabilidade e com avisos, é algo usável ( não podemos também ignorar algo que é uma realidade ) .

Enfim, creio que equilíbrio é necessário, se pode ser substituído sem alterar o teor da história , porque não ? Se é algo absolutamente necessário, se jogue. Não podemos apesar de tudo excluir todo um nicho da literatura , apenas ter mais consciência ao usar.

Expand full comment

❤️❤️❤️❤️

Expand full comment